Om Sai Ram
Sanathana Sai Sanjeevini ... fragrâncias que curam
UM SISTEMA DE TERAPIA ESPIRITUAL QUE DESPERTA O PRÓPRIO PODER DE CURA DO CORPO
RECEITAS


 

Alimento com Proteina Sai
Flu Rasam (Sopa)
Cozinhando sem Tomates
Leite não animal e Sorvete Indiano
Gemas de Baba
 
 
 
 

ALIMENTO COM PROTEÍNA SAI
 

Este é um alimento altamente nutritivo e de baixo custo. Ele contém uma boa quantidade de proteína, cálcio, ferro e outros nutrientes. Pode ser usado onde a fome atinge e sempre que haja um problema de anemia ou subnutrição, seja em casa ou nas favelas.

Ingredientes :
 
Trigo integral 400 g
Lentilhas 300 g
Amendoins moídos  100 g
Gergelim 100 g
Rapadura (Gur ou jaggery) 200 g
Cardamomo (elaichi)  alguns galhos
Gengibre desidratado
Opcional - Ghee Pura (manteiga clarificada) para torrar o trigo 
 
 
Preparação:

Torre o trigo integral a seco (ou adicione ghee que aumenta o valor nutritivo consideravelmente) adicionando cardamomo. Torre as lentilhas, amendoins, gergelim e gengibre seco, separadamente.

Moa todos os ingredientes a seco, quando frios. Adicione a rapadura. Faça de 12 a 15 porções deste alimento muito nutritivo. Isto pode ser comido seco ou feito mingau, se adicionamos água quente.

Alternativas para uso caseiro - não adicione cardamomo e rapadura. Transforme a mistura macerada em uma sopa adicionando um vegetal da estação, sal marinho e pimenta como aprouver. A rapadura é para ser comida após a sopa como sobremesa!
 

[Voltar ao topo]

FLU RASAM

Isto é uma sopa que tem um sabor tão bom que não se deve esperar para ter gripes a fim de tomá-la. Durante a gripe, entretanto, ela faz o paciente sentir-se realmente recuperado. É fácil de digerir e remove o muco (kapha) do corpo.

a. Ingredientes para a farinha Rasam:
Quantidades iguais (digamos 1 colher de sopa) de cada de:

Pelotas de pimenta negra integral,
Sementes de coentro integral,
Sementes de cominho
Lentilhas indianas (Toor daal ou arhar). Use ervilhas quebradas, se não achar.

Preparação da farinha de rasam:

Torre a seco os ingredientes acima. Moa a seco até obter uma farinha de textura grosseira. Guarde em uma botija. Pode ser usado por semanas.

b. Ingredientes para a sopa rasam
(Para 4 pessoas)

Massa de tamarindo do tamanho de um limão grande,
1 colher de sopa da farinha de rasam (receita acima),
1/2 colher de sopa de açafrão da terra,
Sal a gosto,
2 pitadas de assa-fétida,
1 colher de sopa de sementes de mustarda,
1 colher de sopa de sementes de cominho,
Punhado pequeno de folhas de coentro,
Poucas folhas de curry,
Um pedaço de gengibre fatiado ( 2 cm),
6 xícaras de água,
1 1/2 colher de sopa de ghee (manteiga clarificada).

Preparação da sopa de rasam

Mergulhe o tamarindo em 1 xícara de água. Extraia o suco. Adicione este suco ao resto da água e ponha no fogo.
neste meio tempo, adicione o pó de rasam, uma pitada de assa-fétida, açafrão, gengibre, sal e metade das folhas de curry. Deixe ferver. Reduza o fogo e deixe cozinhar por 20 a 30 minutos (até que o cheiro de coisa crua desapareça).
Em um pequeno vasilha, aqueça o ghee. Adicione as sementes de mustarda. Quando elas deixarem de fazer ruído, adicione o cominho, uma pitada de assa-fétida e as folhas remanescentes de curry. Desligue o calor, permita as especiarias cozinhar por 10 segundos no ghee; então adicione a sopa. Guardeça à vontade com folhas verdes de coentro (as folhas de coentro são uma boa maneira de pacificar Pitta em caso de febre).
Também pode ser ingerida como aperitivo, ou sopa, ou, ainda, comida com arroz levemente cozido. Cubra a sopa (arroz) com 1/2 colher de sopa de ghee (boa para remover o calor do corpo se há febre).

Variação de sabor:

Adicione pimentas verdes e 1/2 xícara da lentilha à sopa pronta logo antes de adicionar a as sementes de mostarda e o ghee.
 
 

[Voltar ao topo]


 
COZINHANDO SEM TOMATES
 
A geração que cresceu nas décadas de 50 e 60 não pode imaginar cozinhar sem tomates. Porque devemos cozinhar sem tomates? Tomates, quando cozidos, ficam muito ácidos. Além disto, incluir tomates no alimento cozido nos afastou da prática sensível de usar tamarindo e limão em nossos alimentos.

Uma grande quantidade do suprimento de água da Índia (novas regiões são descobertas a cada par de meses) tem muito flúor. Aparte de causar os dentes negros à população local, o flúor gera a doença chamada flourose que faz com seus corpos e membros fiquem amolecidos.

O tamarindo tem a qualidade única de remover o excesso de flúor do corpo. Com a transformação das cidades em consumidoras de tomates, a flúorose transformou-se em grande ameaça. Tomates não são originais da Índia. Eles foram trazidos para a Índia, há 400 anos atrás, pelo Porugueses, em Goa, e outros visitantes do Noroeste.

Na cozinha Indiana do Norte, o suco de tamarindo pode substituir os tomates em quase todos os pratos com lentilha e vegetais. Simplesmente adicione o suco durante o processo de cozimento. O suco pode ser espesso e concentrado quando cozinhamos vegetais (para impedir o excesso de cozimento), assim que 1 ou 2 colheres de sopa são adequadas para adiconar um toque ligeiramente azedo. Em lentilhas e feijões (incluindo rajma - feijões avermelhados - e lobiya - feijão preto) o uso pode ser liberal e diluído. Usando, saberemos quanto usar para fazê-lo "saboroso" e quanto é "demasiado".
Vegetais podem ganhar novo sabor pela adição de suco de limão depois que o cozimento terminar.

Nota : Suco de tamarindo e limão são ANTIÁCIDOS. Tomates são Ácidos.
 
 

[Voltar ao Topo]

LEITES VEGETAIS
 

Uma variedade de leites e milk-shakes podem ser feitos de nozes, sementes e trigo, que são nutritivos, ricos em proteínas e cálcio e - deliciosos.

Leite de coco - Raspe um coco, adicione 5 xícaras de água (isto pode variar, dependendo do tamanho do coco). Deixe por 30 minutos. Bata no liqüidificador. Coe. Adicione mais água a pasta; bata novamente. Coe. Adoce com mel ou com uma fruta como mangas, papaias, chikoos, ou, ainda, tâmaras (adicione a fruta após coar, bata de novo mas não coe desta vez).

Este leite pode variar de sabor se acrescentamos brotos de amêndoa (12 horas de molho em água de brotos com 24 hs de vida), sementes de gergelim (mesmo que as amêndoas), sementes de melão doce (com a concha), sementes de girassol (brotos ou não).
Podemos usar qualquer destas sementes juntas, em qualquer combinação, não necessariamente com leite de coco.

Leite de trigo - Lave o trigo integral e depois deixe que permaneça em água fresca por 12 horas. Retire a água, permita que ele germine em vasilha coberta por 24 ou 36 horas. Adicione 4 xícaras de água. Bata no liqüidificador. Escorra. Adoce com mel ou tâmaras. Combine como o leite de coco, mas, NÃO ADICIONE FRUTAS (frutas e grãos não combinam bem, quando juntos, complicam a digestão - veja nota em separado no tópico "Frutas - o maravilhoso alimento").

Se a pessoa para quem este leite foi feito tiver uma desordem de Vata, por favor, aqueça o leite levemente, adicionando açafrão e/ou cardomomo.

Nota: Não jogue fora a polpa após ter escorrido. Podemos usá-lo como base para fazer uma sopa muito nutritiva ao adicionar vegetais que tenham sido passados em uma base de ghee, cominho e gengibre. Se você cansar-se disto, ainda pode usar a polpa como fertilizante - devolva ao solo. Mesmo se você não possui um jardim, enriqueça o solo municipal - A Mãe Terra lhe será muito grata!
 

O Leite de Soja - Umedeça uma xícara de grãos de soja por toda uma noite. (se for permitido aos grãos brotar por 10 horas, o valor nutritivo será grandemente melhorado, mas isto é opcional). Quando os grãos estiverem prontos, ponha 6 xícaras de água uma grande vasilha de aço e outras 2 1/2 xícaras em outra, pequena. Ponha ambas para ferver. Bata os grãos com 3 xícaras de água fria. Faça isto em duas vezes se seu liqüidificador é pequeno.
Adicione esta massa liquidificada à panela fervente. Quando começar a ferver novamente e subir, desligue o fogo. Escorra através de um pano. Coloque a polpa na pequena vasilha fervente e repita o processo de coar. Ponha ambas as vasilhas em um único pote e volte a fervê-los, em fogo baixo, por 5 a 7 minutos.
É essencial que sigamos este procedimento com a soja porque, de outro modo, o leite tornar-se-á indigesto.

Nota: Não jogue fora a polpa. Use-a para preencher "parathas" (adicione cebolas e condimentos a gosto) ou ,
adicione a polpa a 1/2 xícara de Rejuvelac (veja receita na seção sobre Germes de trigo) e /ou limão, sal marinho, pimenta. Se não há Rejuvelac pronto, adicione 1/2 xícara de água com suco de limão. Bata de novo. Cubra e deixe fermentar por 24 horas. Agora temos um queijo razoável ao qual podemos adicionar pedaços de pepino ou coriander verde - chutney de menta e brotos para fazermos sanduíches deliciosos com pão de trigo integral.

Refrescos gelados
Use frutas da estação como melões, mangas, "chikoos", bananas, maçãs, peras, laranjas, suco de laranja, abacaxi, suco de abacaxi, figos frescos, papaia, pêssegos, uvas em qualquer combinação.

Bata-as juntas e resfrie para refrescos e gele para sorvetes. Adicione mel se as frutas não são doces o bastante (faça isto antes de gelar).

Kulfi (Sorvete Indiano)

Sim, é possível fazer kulfi de maneira saudável!

Faça 2 a 3 xícaras de leite de sementes ( de melão, girasol, etc.), amêndoas, trigo. Veja o método mostrado acima. Coe. Ao leite coado, adicione amendoins torrados, pistache, castanha de caju (seja o sabor que prefiramos!). Em um pequeno vaso, ferva uma xícara de água, adicionando um cardamomo esmagado (elaichi) e açafrão (kesar). Deixe a água ferver até perder 1/2 xícara de água. Deixe esfriar. Adicione a mistura acima. A isto, adicione uma xícara de migalhas de pão, feitas de pão fresco. Adicione mel a gosto. Bata a mistura toda. Prove para ver se a doçura e o sabor do elaichi estão adequados.
Congele em taça de kulfi. (Pode ser na cuba de gêlo também). Uma vez congelado, remova da cumbuca e corte em fatias. Borrife com água de rosas ou kewra. Guarneça com amêndoas moídas ou pistaches. Delicioso!

Nota: Se estamos usando leite de sementes ou nozes (não de trigo) - devemos combinar frutas da estação para fazer sorvetes. Neste caso, deixe o cardamomo, açafrão e migalhas de pão.

Mais receitas se seguirão em comunicados. Assegure-se se receber uma cópia.


"Deixe os desejos miúdos pelos quais nos aproximamos de Deus serem realizados ou não, deixe os planos de promoção e progresso que pusemos diante de Deus serem satisfeitos ou não; eles não são importantes afinal. O objetivo primário é ser Mestre de si mesmo para manter uma comunhão constante e íntima com o Divino, que está em nós, tanto quanto no Universo, do qual somos parte. Saúde a chegada de desapontamentos pois eles nos enrigecem e testam nossa fortaleza."  
- BHAGAWAN SRI SATHYA SAI BABA
 

[Voltar ao Topo]


Página principal da SSF   |   Entrar em contato com a SSF